segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESTAMPA POÁ

A estampa POÁ está com tudo!!!! 




Nos anos 50 a estampa de bolinhas, também chamada de petit-pois, polka dot ou poá, foi consagrada nos looks das pin-ups com um apelo erótico e divertido, configurando-se o estilo pseudoincidente do periodo pós guerra personificado pela diva Marylin Monroe.

O primeiro registro do termo “polka dot” apareceu em 1854 na revista literária Yale, Volume 122, página 7. No entanto, o uso e a origem desta padronagem ida), o poá, surgiu muito tempo antes…

Bolinhas tornaram-se comuns na roupa no final do século XIX no Reino Unido, e as pesquisas indicam que a estampa ficou popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América também no sec. XIX. Eles trouxeram a Polka, uma dança de origem polonesa muito animada e que fez muito sucesso na época (o pós guerra foi uma época de descontração, prosperidade e alegria) e os movimentos circulares dessa dança animada inspirou a criação da estampa.

Há ainda quem atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes (que “bombavam” nos catálogos de moda da época) e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupinha maravilhosa de poás.

Não se pode afirmar qual destas histórias é a correta, mas uma coisa é certa: as bolinhas dão um toque feminino, divertido e original nas produções e, além disso, a moda vintage chegou para ficar.

E você, gosta das bolinhas?



3 comentários:

Escola de Flamenco disse...

amoooooooooooo lunares sera porque ne??? rsrs

Escola de Flamenco disse...

amooooooooooo lunares porque sera ne? hahaha

Melissa Gisele Bencz disse...

Nem imagino o por quê!!!!! hehehe...